segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Caça as bruxas

Pamela Lopes

Esses dias me peguei pensando se o período de caça as bruxas estava de volta. Estranho foi que em menos de uma semana ouvi outras três mulheres falando sobre isso. Pois é, o caso da menina da saia rosa continua e a faculdade dando seu atestado de burrice expulsou e reintegrou a aluna em menos de uma semana.

Para quem não sabe, caça as bruxas foi o período, da idade média e moderna, em que as mulheres eram perseguidas e jogadas na fogueira, por causa de qualquer motivo que a Igreja e a Corte da época julgasse forte o suficiente para matá-las, mas que na realidade não passava de preconceito e ignorância.

Das mais de 50 mil mulheres mortas, pouco lembramos. Mas talvez essa menina tenha aparecido para mostrar que pouco mudou de lá pra cá. Nas ruas ainda se houve que a culpa é dela por usar um vestido curto. Ora, que ironia... Culpar a vítima ao invés de punir as centenas de pessoas que a agrediram verbalmente e quase que fisicamente.

Talvez muitos não pensem dessa maneira, mas se hoje o comprimento da roupa qualifica uma moça como prostituta, amanhã veremos nossas filhas sendo obrigadas a casar virgem e quem sabe até nossas netas perderão todo o espaço e a liberdade que estamos conquistando.

Mulheres, cuidado, nós somos a maior vítima do machismo que nós mesmas cultivamos.

2 comentários:

  1. Esse caso é realmente inacreditável. Chegou até a repercutir internacionalmente. Pior que o ocorrido, só mesmo a reação por parte da sociedade em crucificar a vítima. Acho que as mulheres que tanto lutaram por nossa liberdade, na década de 70, devem se sentir envergonhadas pelo fato de grande parte do preconceito vir das próprias mulheres.

    A postura da Universidade, então, vergonhosa. Ela voltou atrás, mas foi um mau exemplo de respeito à aluna e de gestão de crise.

    ResponderExcluir
  2. Realmente as vezes acho que estamos retrocedendo.
    A culpa não é nem da menina nem dos alunos, a culpa maior é da universidade que não promove o debate sobre o assunto.

    ResponderExcluir