segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Pós-menopausa pode enfraquecer os ossos

Carolina Mischiatti

Um dos grandes responsáveis pelas mudanças de humor da mulher são os hormônios, que se alteram durante o ciclo menstrual. Isso para algumas pode parecer um transtorno, mas quando os ovários param de produzir esses hormônios – estrógenos e progesterona – o ciclo para e a mulher entra na menopausa.

É durante a menopausa que se apresentam as queixas com relação a calores, mudança na pele e no cabelo, dificuldades para dormir, depressão, entre outras tantas. Já a pós-menopausa acontece quando as funções do ovário cessam definitivamente e a mulher fica mais vulnerável a ter problemas ósseos, entre eles a osteoporose.

Mais freqüente em mulheres acima dos 50 anos, a osteoporose é considerada uma doença silenciosa. Ela é consequência da perda de massa óssea e cerca de 70% das mulheres que já passaram pela menopausa sofrem alterações nos ossos, mas nem sempre sabem disso. Os sintomas, assim como os resultados clínicos, podem ser lentos e isso dificulta que as pacientes deem a importância necessária ao caso.

A dona de casa Rosangela Lima, de 53 anos, teve um caso de osteoporose na família. A doença atingiu a avó de Rosângela e, depois de muitas quedas, o pior aconteceu. “A última vez que vi minha avó foi alguns dias depois de um tombo que ela levou no quintal de sua casa. Ela morreu por complicações decorrentes dessa queda”, conta.

Saber que existia uma probabilidade genética de desenvolver a doença fez com que a dona de casa procurasse uma forma de se prevenir. “Parei de beber e até de fumar. Descobri que a melhor forma de evitar problemas nos ossos é se cuidar, como na maioria das outras doenças”, diz Rosângela, e ela está certa. Segundo especialistas, exercícios físicos, uma dieta rica em vitamina D e cálcio podem diminuir os efeitos da osteoporose na pós-menopausa. Mas se só isso não for o suficiente, existem outros aliados para a saúde dos ossos, como recomposição hormonal, bifosfonato, estrogênio e calcitoninas. O importante é sempre consultar um médico de confiança, que irá fazer o tratamento adequado para cada paciente.

2 comentários:

  1. Realmente, este problema de Osteoporose é genético e infelizmente td q vc colocou é verdade.
    Minha avó faleceu devido a uma queda q se complicou, e tds nós da familia e eu também; temos essa doença.
    Vc está de parabéns Carol, por abordar esse tema.
    Bjsss

    ResponderExcluir
  2. É, a osteoporose é perigosa!!!
    Ela é uma doença silenciosa e o perigo mora aí...

    ResponderExcluir