quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Adotar é Tudo de Bom


Pamela Lopes

Uma campanha sobre Adoção está gerando uma grande mobilização na sociedade. Comerciais na tv, especialistas falando sobre o assunto e cada vez mais pessoas interessadas na adoção.

Não haveria nenhum problema se a adoção fosse de crianças e não de cachorros. Uma das maiores marcas de ração do mercado financiou a campanha e a repercussão foi gigantesca. Vários programas de tv e revistas, além de milhares de blogs, aderiram à causa.

No Brasil existem atualmente cerca 3.500 crianças e adolescentes que poderiam ser adotados, segundo o cadastro do Conselho Nacional de Justiça, e não há na mídia campanha semelhante nem tamanha mobilização da sociedade.

“Observa-se um número crescente de crianças de rua, mas também um número crescente de animais domésticos vivendo a ostentação de terem saído do patamar de animais irracionais para o patamar de animais humanizados”, afirma a psicóloga Sueli Castillo.

Cerca de 80% das pessoas dispostas a realizar uma adoção desejam uma criança com até três anos de idade, o que corresponde a apenas 7% dos menores cadastrados. A nova lei sobre adoção vem para facilitar o processo e determina que os adolescentes não devem ficar mais do que dois anos nos abrigos de proteção, salvo alguma recomendação expressa da Justiça.

Adotar é tudo de bom. Mudar a vida de uma criança, melhor ainda. A nova lei, após entrar em vigor, irá solucionar grande parte dos problemas burocráticos antes existentes. E ainda assim, muito pouco se fala sobre adoção no Brasil.

Mulheres, mães, filhas, solteiras, casadas, vamos aderir a causa da adoção. Vamos dizer que adotar é tudo de bom. Vamos adotar cachorros, mas não vamos nos esquecer que existem seres humanos esperando por um lar.

O site Adoção Brasil disponibiliza informações interessantes sobre o assunto. Acesse http://www.adocaobrasil.com.br/

7 comentários:

  1. Eu acho um absurdo ver cachorros tantas vezes serem melhor tratados do que uma criança, nao q os cachorros devem ser mal tratados mais qnd vc gasta muito dinheiro com um cachorro poderia muito bem tb ajudar uma crianca q nao tem um lar.

    ResponderExcluir
  2. Acho bacana a idéia de adotar....pois eu adotei um cachorro e não me arrependo.....acredito que seria igual com uma criança...não me arrependeria. Acredito que nenhum ser humano deve ficar sozinho, pois esse eh o pior dos maus tratos.

    Ass:. Sami Reininger

    ResponderExcluir
  3. O grande problema de adotar uma criança no Brasil é a burocracia. Adotar um cachorro é mais fácil. Brincadeiras a parte, algo precisa mudar na Lei, para que crianças não percam as raras oportunidades que aparecem. Quanto mais o tempo passa, mas as chances de uma adoção caem.

    sobre os animais abandonados. A culpa parte dos dois lados. O poder público não faz a sua parte e o cidadão também não. As pessoas não imaginam que um cachorro cresce e ocupará espaço e quando isso acontece é mais fácil abandonar em um bairro vizinho.

    e assim caminha a humanidade

    ResponderExcluir
  4. Creio que a adoção seja uma das maiores formas de demonstrar amor que um ser humano possa ter. O animal será sempre um animal de criação para mim e não uma adoção real.O animal se pega para criar com amor e uma criança para amar criando-a.Infelizmente, vejo que a inversão de valores tem levado a isso.As pessoas valorizam muito mais o ter do que o ser, e assim sendo, o ser humano vai perdendo o seu valor.

    ResponderExcluir
  5. Adoção é um meio de fazer um casal ou uma pessoa felizzzzz, eu acho um ato de amor e carinho, se vc não poder ter filhos é uma forma de dar amor e carinho a alguem que nunca teve mãe e Pai.
    Não se trata uma criança como um animal, tem que dar amor e boa educação saber criar, e dar atenção.
    Eu sempre sonhei em ter filhos e se não tiver vou querer adotar sempre é bom ter criança em casa. bjos e acho que é uma boa Ação Adotarrrrrrr...

    ResponderExcluir
  6. Só acho que deveria existir menos burocracia e menos preconceito na hora da adoção. Apóio totalmente iniciativas como essa, mas defendo que se ampliem as campanhas em prol da adoção também de crianças mais velhas, negras, deficientes e com problemas de saúde, porque para elas a situação é ainda mais desesperadora. Admiro quem adota, acho um ato muito honrado e digno, mas quem adota uma criança em condições subhumanas representa um exemplo de altruísmo ímpar. A campanha está de parabéns, e vocês também, por ajudarem a divulgar.

    ResponderExcluir
  7. Vale destacar que a "burocracia" torna o processo extremamente moroso,mas que a fila de espera de casais por um bebê branco e recém-nascido é inversamente proporcional ao número de casais interessados em adoção interracial ou crianças maiores de três anos.

    ResponderExcluir