quarta-feira, 15 de julho de 2009

Moderna, mas nem tanto: o início da jornada

Somos mães, filhas, irmãs, esposas, amigas. Estamos à frente de grandes empresas, da administração de uma casa ou desenvolvendo uma atividade simples. Conquistamos direitos e ganhamos o reconhecimento de nossas ações e papéis sociais. Vivemos dramas pessoais e profissionais. Compartilhamos paixões, sonhos e desejos.

Depois de lutas pela igualdade entre os sexos, temos maior participação social. As mudanças de comportamento garantiram, por exemplo, a ampliação da participação das mulheres no mercado de trabalho e o direito à maternidade.

Ainda assim mantemos características anteriores ao feminismo e mostramos novos interesses. As mudanças sociais e comportamentais formam novas mulheres, com diversos anseios, mas que buscam, na maior parte dos casos, conciliar vida profissional e cuidados com a família, saúde e estética.

Esses interesses e o perfil das mulheres do início desse século são objetos de estudo na elaboração do livro-reportagem “Moderna, mas nem tanto”. A obra será resultado do trabalho desenvolvido por nosso grupo para conclusão do curso de jornalismo.

Do livro-reportagem vem o nome do blog, que apresentará temas relacionados ao comportamento feminino, experiências de mulheres, entre outros. Esse é um espaço aberto para discussões, trocas de informações e dicas. Será também uma ferramenta para conhecermos histórias e preferências das mulheres, tema central de nosso estudo.

10 comentários:

  1. Eu me considero uma mulher moderna, porém nem tanto... sinceramente pra mim eu preferia ter nascido na epoca da minh avó...
    Onde a mulher se dedicava somente a familia e não era bombardeada de todos os lados... hj em dia vc rala o dia todo, estuda, arruma a casa, ve a lição dos filhos, faz comida, arruma tempo pra fazer cabelo, unha e se a sua sogra chega e casa e tem louça na pia vc é taxada como relaxada... ah faz favor....rsrs

    ResponderExcluir
  2. Pertinente a idéia de se confrontar uma mesma temática sob a óptica de realidades distintas, em épocas distintas, como gancho para que se possa interpretar caracteristicas condizentes com os nossos dias.

    Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  3. Modernas, porém por vezes arcaicas. Acima de tudo, mulheres. Essencialmente e especialmente únicas, perfeitas mesmo quando imperfeitas. Mulheres que sabem conquistar espaço e respeito diante de toda dificuldade e preconceito. Parabéns meninas mulheres! Parabéns mulheres meninas por mais esse espaço.

    ResponderExcluir
  4. Bela iniciativa, Parabéns e boa sorte

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela iniciativa... tinha que partir de mulheres. Sempre à frente, às vezes na retaguarda e na maioria das vezes equilibrando tudo...isso é ser mulher de verdade. Que trabalha, estuda, cria, consola, alimenta, ama, ensina, aprende, cobra, divide, e faz muito mais, tudo ao mesmo tempo. E se alguém dissesse agora que não seria mais preciso que fizéssemos tudo isso.... ah, não teria a menor graça, porque já nos acostumamos assim. É isso aí meninas, sigam abrindo cada vez mais espaço. Parabéns pelo novo espaço e sucesso!!! Egle Munhoz / Comunicóloga e responsável pelo site www.ribeiraopirestem.com.br

    ResponderExcluir
  6. Muito bem, garotas, parabéns pelo blog, gostei muito mesmo, leve, moderno, jovial, além de representar mais um canal para nós, "sexo forte", botarmos a boca no trombone. Vocês estão no caminho certo. Beijos e boa sorte.
    Vanêssa Oliveira/jornalista e responsável pelo conteúdo do site www.ribeiraopires.sp.gov.br

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pelo blog! Está maravilhoso...
    Pode-se concluir que as mulheres evoluíram em seu lado racional, buscando um bom emprego, mais igualdade, menos preconceito, mas ao mesmo tempo parece que o lado sentimental ainda persiste como antigamente... que mulher não deseja ao mesmo tempo ter uma carreira bem sucedida e ser a mãe, a esposa e a dona de casa, ter seu marido para te dar a segurança e etc?
    É um bom tema a ser explorado, para se analisar até que ponto essa evolução realmente aconteceu!!

    ResponderExcluir
  8. Pamela, vi o endereco do blog.
    Parabens a todas pela iniciativa e sucesso!
    Um bjao

    ResponderExcluir
  9. Sonia...
    Eu me considero uma mulher atualizada com nosso tempo.
    Sou mãe, dona de casa e profissiona .Sinto orgulho dessa minha indepêndencia, mas confesso que deveria ser mais comodo para as mulheres antigamente.
    Seu trabalho tá muito bom mesmo... Parabéns Bjs.

    ResponderExcluir
  10. REAMENTE, DEVEMOS AGRADAR PRIMEIRO A NÓS MSM, DO CONTRÁRIO JAMAIS ATINGIREMOS O CORAÇÃO DE OUTROS.
    BJOS...

    ResponderExcluir